segunda-feira, 1 de julho de 2013

SOU REFORMADO, CALVINISTA, PURITANO, CONSERVADOR-ORTODOXO, REFORMACIONAL-TEONÔMICO E CREIO NA CONTEMPORANEIDADE DOS DONS DO ESPÍRITO SANTO!

Pastor, por favor me esclareça uma coisa: O senhor acredita na contemporaneidade dos dons do Espírito Santo? 

Pois é, volta e meia alguém me pergunta  se eu creio na contemporaneidade dos dons, a essas pessoas eu tenho  respondido que sim, entretanto, não são poucos aqueles que dizem: Ué? É possível  ser calvinista e crer nos dons espirituais? A estes eu também respondo: Claro que sim, por ser calvinista eu faço da Bíblia a minha única e exclusiva regra de fé, e devido a isso, sou levado a crer que os dons espirituais existem e são para os nossos dias e que são outorgados mediante o Espírito Santo aos  crentes em Jesus.

Veja por exemplo o que Paulo diz a respeito dos dons espirituais:  "Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes" (I Co 12.1). – Os termos que a Bíblia emprega para os dons espirituais descrevem a sua natureza. "Dons espirituais", (gr. pneumatika, derivado de pneuma, "espírito"). A expressão refere-se às manifestações sobrenaturais concedidas como dons da parte do Espírito Santo, e que operam através dos crentes, para o seu bem comum. Paulo assevera que esses dons fortalecem espiritualmente o corpo de Cristo e aqueles que necessitam de ajuda espiritual (Rm 12.6; Ef 4.11; 1 Pd 4.10).

Prezado leitor, creio nas Escrituras como a infalível palavra de Deus e em virtude disso sou tomado pela convicção que os dons não cessaram. Além disso,  afirmo sem titubeios que Deus é infinitamente poderoso para ainda hoje derramar sobre nós o seu Espírito  e conceder dons espirituais aos santos da mesma maneira como fez no passado.

Em Cristo,
Renato Vargens



Por Renato Vargens

Outro dia eu afirmei que acredito na contemporaneidade dos dons espirituais. (leia aqui)

Pois é, hoje eu gostaria de falar sobre a  importância dos dons para a igreja.

Acredito que a igreja de Cristo poderá   deixa de alcançar a sua verdadeira estatura na realização dos propósitos de Deus enquanto os seus membros negligenciarem o significado e a importância dos dons do Espírito na vida  da comunidade da fé. Ora, bem sei que quem trabalha e edifica a igreja é o Senhor, no entanto, entendo também que coube ao Eterno decidir que os dons do Espirito Santo deveriam servir como instrumentos de edificação da igreja.

Uma pesquisa feita nos Estados Unidos há alguns anos entre 1200 cristãos ativos revelou-nos uma conclusão assustadora: 80% dos entrevistados não conheciam os seus dons espirituais. Só 20% afirmaram que conheciam e estavam usando os seus dons. Apesar desta pesquisa ter sido feita em um país tão diferente do nosso, acredito que a realidade brasileira não seja tão diferente.

O que é dom Espiritual?

 "Um Dom Espiritual é uma habilidade especial que o Espírito Santo dá a cada membro do Corpo de Cristo de acordo com a graça de Deus para ser usada na edificação da igreja."

Pontos importantes a serem observados sobre os dons espirituais:

1º Os dons espirituais são concedidos pelo Espírito Santo de Deus. Ora, em outras palavras, isto significa dizer que o Espírito é o agente responsável por conceder dons espirituais a igreja. (I Co 12:1-11.)

2º Os dons espirituais são concedidos pelo Espírito aos membros do Corpo de Cristo. O Novo testamento nos ensina que cada membro do Corpo de Cristo tem pelo menos um Dom. (I Co 12:12-31). Isto posto, afirmo que aquele que não conhece os seus dons, não é porque Deus não lhe deu dons; é simplesmente porque ainda não os descobriu.

3º Os dons espirituais são concedidos pelo Espírito gratuitamente a todo membro do corpo de Cristo.(I Co 12:07; Ef 4:07-12; I Pd 4:10). 

Isto significa que:

a) Deus não nos dá dons como recompensa pela firmeza de caráter ou maturidade espiritual. Ele nos dá dons somente em virtude da sua graça (Rm 12:06).

b) Dons espirituais não são recompensa por nossa fidelidade especial na caminhada da fé. Dons espirituais são distribuídos por Deus de acordo com a sua vontade soberana.

 4º Os dons espirituais são concedidos pelo Espírito com vistas a edificação da igreja. 

Todas as afirmações significativas que o Novo Testamento faz sobre os dons (Rm 12; Ico 12; Ef 4), estão relacionadas ao Corpo de Cristo e à sua edificação. Os dons espirituais não são dados apenas para a edificação de cada membro individualmente, mais para o bem de todos (I Co 14:2-5,26; Ef 4:12).

Pense nisso!

Renato Vargens



Nenhum comentário:

Postar um comentário